top of page
Buscar
Foto do escritorPaola Vitalino

Morar fora do país - Como fica a saúde mental?

Atualizado: 4 de jun.

Ao longo da minha trajetória profissional tenho atendido muitas pessoas que moram fora do Brasil, e nessa etapa de vida dessas pessoas, percebo o quanto a terapia acaba tendo um papel crucial.

Nós que estamos do lado de cá e que talvez que não tenha vivenciado essa experiencia acreditamos muitas vezes que as pessoas lá estão ricas, tendo vidas perfeitas…. Às vezes a dedução vem pelo recorte visto nas redes sociais, outras vezes,  é porque nossa cultura coloca essas ideias dentro da gente… Mas a real é que morar fora traz diversos sentimentos e impactos na saúde mental.




Os fatores que mais afetam na impactam na saúde mental são:


  • Por si só, a experiencia de estar num lugar novo, exigindo de você um novo idioma. Uma cultura diferente da nossa brasileira pode causar alguns sentimentos que podem ser ansiedade, medo, insegurança.

  • Falta de suporte de amigos, colegas e principalmente  família. Estar meio a muita gente desconhecida em um lugar onde muitas vezes não se sabe a quem recorrer. Muitas vezes bate forte uma sensação de desamparo ou de se sentir sozinho.

  • Dependendo do lugar e os objetivos que te levaram a estar fora do país, você pode se sentir com medo de contar alguma doença - pois nem sempre se está amparado com seguros médicos e há países que isso custa uma fortuna.

  • Exigência de autonomia e muita autossuficiência

  • Pessoas que vão para trabalhar fora mas ainda não tem nada certo, acabam tendo medo de não conseguir um trabalho, ou quando consegue as vezes longe de ser empregos satisfatórios, muitas vezes, são subempregos e que exigem muito física e mentalmente.

  • Medo de não conseguir um visto que os permitam ficar naquele lugar

  • E o que muitas vezes percebo ser o mais desafio meio a esses outros sentimentos é da saudade. Saudade de casa, que muitas vezes mexem com muita força.


Esses são alguns dos sentimentos que mais vejo acontecer, por isso se preparar ou enfrentar essa jornada em acompanhamento psicológico faz total diferença.


Se está precisando desse auxilio - chama a psi! Clique aqui para chamar a psi











17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page